Sejam bem vindos ao meu blog!

Olhem, leiam, assistam e deixem seus comentários e suas sugestões ok?

27/10/2009



Figuras que fizeram dos seus conhecimentos matemáticos caminhos para a evolução da humanidade

Tudo tem Matemática

Será que podemos viver sem ouvir falar de matemática, números ou contas?Vamos então excluir do nosso dia a dia estes "bichos" e ver o que acontece.Acordamos de manhã. Como é bom dormir numa cama fofinha.! Pois é, mas para fazer essa cama foram necessárias medições, utilizar números e fazer corresponder o colchão adequado à estrutura da cama. Bem, podemos sempre dormir no chão. Não gastamos dinheiro na mobília e não corremos o risco de cair da cama.Levantemo-nos sem mais demoras, do chão, e vamos a um banhinho. Esperem, esperem, não vão abrir a torneira, pois não? Ah bom! Pois é, a torneira não nasce sozinha, já feita. É necessário construir uma rede canalizadora que nos leve a água a casa e isso exige muitos cálculos. Mas, isto também não é problema. Basta ter alguns "recipientes" com água ou dar um mergulho na barragem mais próxima. Até é bom, pois poupamos mais algum dinheiro. Bom, passemos à frente e vamo-nos vestir. Com as modas de hoje não interessa a fazenda nem o corte das roupas. Como tal, nas roupas não vamos precisar de grandes contas nem de medições. Mas... ocorreu-me agora que levantámo-nos e estamos sem saber as horas. Não estavam a pensar em ter um relógio de pulso ou um despertador no quarto, pois não? É verdade, os ponteiros apontam para números e as próprias horas estão englobadas num sistema de contagem. Como tal, se queremos viver sem os números não há relógios para ninguém. Não faz mal, como ninguém sabe as horas não chegamos atrasados a lado nenhum. Até vai ter as suas vantagens.Aproveitemos esta liberdade temporal e vamos encher o depósito do nosso automóvel. Automóvel? Que automóvel? Esse "objeto-maravilha" envolve mais cálculos do que possamos imaginar. É uma chatice muito grande, mas, se queremos passar sem os números e os cálculos vão ter de andar a pé. Pensemos no lado positivo da questão, é muito mais saudável e poupamos mais algum dinheiro com a oficina.Bem, vamos então a pé. Mas, aonde vamos? Trabalhar? A fazer o quê? Conseguem imaginar muitos empregos onde não se utilizem números ou objetos que, por sua vez, exigiram medições e contas na sua construção? Talvez não. Mas, esta parte até que não é má, ficamos livres de obrigações. Podemos aproveitar para arrumar a cabana e ver se não chove lá dentro. Qual cabana? Estão admirados?!! A cabana onde estamos a morar neste nosso mundo sem números, ou estavam a pensar morar nalgum palácio cheio de torres, arcos e colunas? A construção de uma casa envolve muitos cálculos e medições, desde o fabricante dos materiais empregues, até à construção propriamente dita. Parece, pois que continuamos a poupar dinheiro, pois não vamos ter casas nem automóveis.Mas, temos falado tanto no dinheiro! No nosso mundo sem números não pode haver dinheiro, as notas e moedas têm números e para efetuarmos pagamentos e recebermos o troco é necessário fazer cálculos. Assim sendo, temos que voltar atrás no tempo e usar o método da troca direta sempre que quisermos algo que não temos. Podemos até trocar as nossas galinhas pela ovelha do vizinho do lado. E se não tivermos galinhas? Bem, aí será mais difícil convencer o vizinho a trocar a ovelha por uns periquitos de gaiola. Mas, com um pouco de sorte, talvez até tenhamos algo que o vizinho precise.Também não vamos poder ouvir CDs ou cassetes nem ver filmes em Vídeo ou DVD. Não teremos rádio nem televisão, ou seja, vamos ficar sem informações de cá e do estrangeiro, sem os noticiários as novelas, os jogos das competições européias, etc., etc., etc.Feitas as contas, ou melhor, vistas as coisas, as nossas vidas vão dar uma volta de 180 graus. 180? Epá, isto é um número! Chega, que até na nossa maneira de falar eles aparecem.De fato, não se gosta de matemática, não se gosta de números, não se gosta de fazer cálculos, mas, queremos viver com todas as coisas boas que tudo isto nos proporciona. Quantos de nós não teríamos de "comer o pão que o diabo amassou" se de repente se vissem sem tudo isto que temos vindo a excluir do nosso dia a dia? Reparem bem, sem tudo isto e, muitas coisas mais, passaríamos a ter uma vida muito semelhante, para não dizer igual, à dos nossos antepassados longínquos, os homens primitivos ou, como vulgarmente lhes chamamos os homens macacos. Então como é?Queremos ser MACACOS?http://64.233.167.104/search?q=cache:EOx...
Objetivos:
· Desenvolver o hábito de leitura e reflexão;
· Desenvolver a criatividade e a oralidade;
· Promover regras de convivência em grupo e trabalho em equipe;
· Analisar a contribuição da Matemática para a evolução humana;
· Reconhecer a importância de grandes ícones, antigos e atuais, no contexto da evolução humana.



Metodologia: WEBQUEST



Tema: Figuras que fizeram do seu conhecimento matemático caminhos para a evolução da humanidade.

26/10/2009


Fontes de informações:
Tarefa:


· Dividir as turmas em grupos de 10 alunos; · Pesquisar e refletir sobre o tema proposto para daí: § Produzir uma apresentação em DVD, Movie Maker, ou Power point com a reflexão do grupo sobre o tema proposto; § Cada equipe terá que fazer uma curta apresentação cênica (performance, monólogo, jogral, peça, poema etc) baseada na biografia e/ou realizações de dois dos grandes nomes estudados e que serão previamente sorteados. · Cada membro da equipe deverá ter uma função pré – estabelecida, o que não os impedirá de se envolverem em mais de uma função ao mesmo tempo, a final todos os membros da equipe têm que estar envolvidos com o todo o processo do projeto proposto (por exemplo, se a equipe optar por uma peça com dez ou mais personagens, provavelmente todos atuaram fazendo um ou mais papeis ainda que sua função registrada já tenha sido cumprida).




Postagem













Recursos





Internet
Microsoft Word
Microsoft Excel
Microsoft Power Point
Movie Maker
Tv Pendrive
DVD
Micro system

Avaliação

A avaliação final deverá seguir os seguintes critérios abaixo definidos:




Critérios Gerais de Avaliação Individual




  • 10% Capacidade de pesquisa e organização da informação;


  • 10% Relatório (capa/página de rosto/índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, referência bibliográfica, clareza/rigor e erros);


  • 20% Apresentação do trabalho;


  • 10% Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);


  • 30% Criatividade;


  • 20% Envolvimento no projeto/ Responsabilidade Individual.


Critérios Gerais de Avaliação do Grupo




  • 20% Distribuição do trabalho pelos elementos do grupo;


  • 50% Qualidade do trabalho desenvolvido;


  • 20% Apresentação oral do trabalho;


  • 10% Assistência do Professor.

Conclusão:



Espera-se que ao final do projeto os alunos tenham conseguido fazer um “link” sobre o quanto a Matemática tem contribuído com para a evolução humana e colaborado com as mais diversas áreas do conhecimento, estando presente no mais simples lápis de escrever aos mais sofisticados programas de computador que já permitem ao homem sair do planeta ou conseguir sobreviver com o órgão de outra pessoa. Também se espera que durante o desenvolvimento das atividades os alunos desenvolvam habilidades para o bom convívio social ao mesmo tempo em que descobre novas formas de usarem seus conhecimentos tecnológicos na promoção do crescimento intelectual individual e coletivo.

08/10/2009

Portifólio de atividades

Ensinando e Aprendendo com as Tics
Nte 16 2009



O que é hipertexto?


Hipertexto é um texto aparentemente comum, mas que na verdade armazena uma série de informações em links, estes por sua vez, levam à outras páginas que contém mais informações sobre algo que se está pesquisando