Sejam bem vindos ao meu blog!

Olhem, leiam, assistam e deixem seus comentários e suas sugestões ok?

04/04/2010

Cidadania na Roma Antiga



Em Roma, também se encontra, patente, a idéia de cidadania como capacidade para exercer direitos políticos e civis e a distinção entre os que possuíam essa qualidade e os que não a possuíam. A cidadania romana era atribuída somente aos homens livres, mas nem todos os homens livres eram considerados cidadãos. Em Roma existiam três classes sociais: os patrícios (descendentes dos fundadores), os plebeus (descendentes dos estrangeiros) e os escravos (prisioneiros de guerra e os que não saldavam suas dívidas). Existiam também os clientes, que eram homens livres, dependentes de um aristocrata romano que lhes fornecia terra para cultivar em troca de uma taxa e de trabalho.

Em princípio, a diferença entre patrícios e plebeus é que estes, apesar de homens livres, não eram considerados cidadãos, privilégio dos patrícios, que gozavam de todos os direitos políticos, civis e religiosos. Isso deu motivo a várias lutas internas, entre patrícios e plebeus. Após a reforma do Rei Sérvio Túlio, os plebeus tiveram acesso ao serviço militar e lhes foram assegurados alguns direitos políticos. Só a partir de 450 a.C., com a elaboração da famosa Lei das Doze Tábuas, foi assegurada aos plebeus uma maior participação política, o que se deveu em muito à expansão militar romana.

O Direito Romano regulava as diferenças entre cidadãos e não-cidadãos. O direito civil (ius civile) regulamentava a vida do cidadão, e o direito estrangeiro (ius gentium) era aplicado a todos os habitantes do império que não eram considerados cidadãos.

Mas Direito Romano, apesar de proteger as liberdades individuais e reconhecer a autonomia da família com o pátrio poder, não assegurava a perfeita igualdade entre os homens, admitindo a escravidão e discriminando os despossuídos. Ao lado da desigualdade extrema entre homens livres e escravos, o Direito Romano admitia a desigualdade entre os próprios indivíduos livres, institucionalizando a exclusão social.


1) O que tinha em comum a cidadania grega com a cidadania romana?

2) Em Roma quem era considerado cidadão?

3) Quais as três classes sociais que existiam na Roma Antiga?

4) Quem eram os chamados “clientes”?

5) Qual a diferença entre patrícios e plebeus?

6) Quais motivos originaram grandes brigas internas entre patrícios e plebeus?

7) A partir de quando os plebeus tiveram acesso aos serviço militar?O que Roma ganhou com isto?

8) Explique como era constituído o Direito Romano.

9) Por que apesar de todas as conquistas com o Direito Romano ainda assim se dizia que ele não garantia a igualdade tão sonhada?

6 comentários:

Anônimo disse...

Qual a finalidade da construção Coliseu pelos imperadores Vespasiano Tito.

Anônimo disse...

Foi Super útil, muito obrigada professora! Auxiliou bastante em um trabalho de escola.

Unknown disse...

obrigada ,ajudou bastante

emanuel disse...

Quem não era considerado cidadão na Roma antiga ?

Unknown disse...

A luta de gladiadores

Unknown disse...

Quem era considerado cidadão na Roma Antiga por faço é pra amanhã =/