Sejam bem vindos ao meu blog!

Olhem, leiam, assistam e deixem seus comentários e suas sugestões ok?

19/05/2010

Definidos critérios de avaliação para promoção de docentes na Bahia


O desempenho dos professores em sala de aula e os resultados obtidos dentro da proposta pedagógica de sua escola são os dois quesitos fundamentais que serão avaliados durante o processo para promoção horizontal na carreira de professor e coordenador pedagógico da educação básica do Estado da Bahia.

Os critérios de avaliação foram definidos, com base na Lei nº 10.693/2008, por representantes das secretarias estaduais da Educação, Administração e das Relações Institucionais e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB), após sucessivas reuniões. O resultado foi a regulamentação por meio do Decreto nº 12.007/2010.


A avaliação leva em conta, principalmente, a contribuição de cada professor para a melhoria da qualidade de ensino na rede pública estadual. Todos os professores em regência, coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores que integram o quadro efetivo do Magistério Público da educação básica do Estado da Bahia podem se candidatar ao benefício. Cada professor pode optar pela avaliação na área de formação ou na área de atuação.



Resultados – Vale destacar também a avaliação institucional. “O profissional é avaliado individualmente e também no seu contexto de trabalho, considerando o seu compromisso com a instituição e com os resultados alcançados pelos estudantes”, afirma a superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Cláudia Cruz.

A Secretaria da Educação assegura o efeito financeiro do benefício para maio/2010, independente da data de conclusão da avaliação referente ao ano de 2009, informando ainda que em 2010 será realizada avaliação referente a este ano, com efeito financeiro para maio de 2011. No momento, a Secretaria está realizando os procedimentos para contratação de empresa para realização das avaliações. Dúvidas e esclarecimentos devem ser encaminhadas para o e-mail comissaoavaliacao@sec.ba.gov.br.


Confira os critérios da avaliação referentes ao ano de 2009:


Avaliação IndividualAvaliação Institucional

Peso - 8,0

43 questões objetivas

2 questões abertas

Conteúdo – Conhecimentos específicos e pedagógicosPeso – 2,0

Será considerado o índice de movimento e rendimento declarado pela unidade escolar no Censo Escolar de 2008, publicados no portal do INEP (www.inep.gov.br)


Média final para classificação: 6,5


As inscrições serão disponibilizadas no portal da Educação da Bahia (www.educacao.ba.gov.br) a partir do dia 18/05/2010.